Tanto os homens, quanto as mulheres, sonham em minimizar as linhas de expressão do rosto, não só por estética, mas também por saúde, amenizando a tensão no rosto e enxaquecas.
A Toxina Botulínica, é uma substância que é produzida através da bactéria Clostridium Botulinum.
Essa bactéria é purificada e age na tentativa de evitar contrações musculares e causar relaxamento na região.
Além disso, ela atua na redução de rugas e marcas de expressão que são provocadas naturalmente pelo tempo ou, então, pelo estimulo frequente da área.
O Botox
N aplicação do Botox, a toxina faz com que seja interrompida a liberação da acetilcolina, que funciona numa lógica muito parecida com a fita isolante, ou seja, a contração dos músculos fica bloqueada, impedindo que rugas apareçam.
Para aplicar o Botox é utilizado uma agulha fina, o liquido é injetado, com seu efeito começando a ser percebido após cerca de 48hrs e atingindo seu efeito máximo após 15 dias.
Por isso o retorno para uma reavaliação costuma ser após 15 dias corridos, e caso seja necessário, o profissional fará reajustes, o que garante mais harmonização e qualidade no procedimento.
Quanto tempo dura o botox?
A duração da Toxina depende muito do organismo de cada pessoa, mas sua duração é de aproximadamente 6 a 8 meses, pois a paralisia muscular vai diminuindo gradativamente.
Em quais situações o botox é indicado?
Esse procedimento é muito indicado para pessoas que possuem rugas e marcas de expressão, comumente provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pelo estimulo constante, podendo aparecer a partir dos 20 anos.
Além da questão estética, ele é indicado para questões de saúde também, sendo elas:
- Indicado para o controle de suor em regiões como as mãos, pés e axilas, pois o botox bloqueia o estimulo do suor nas glândulas sudoríparas;
- O botox é recomendado no tratamento de cefaléias tensionais, ou enxaquecas;
- Indicado também para pacientes com paralisia facial ou rigidez muscular, derivada de vários problemas, como AVC, esclerose múltipla, entre outros;
- Para pessoas que sofrem de espasmo hemifacial, ou seja, movimentos que acontecem involuntariamente apenas de um lado do rosto, a aplicação de botox é o principal tratamento;
- Para quem sofre de bexiga hiperativa, conhecido mais popularmente como incontinência urinária, o botox também é recomendado, sendo feito através de endoscopia e sedação;
- Em caso de crianças, só é indicado depois de dois anos para o tratamento facial após trauma durante o parto;
- O botox é usado para tratar o estrabismo antes mesmo de ser usado para fins estéticos, nesse caso, ele pode ajudar a corrigir o desalinhamento ocular que o estrabismo causa sem precisar de cirurgia;
- Indicado também para quem sofre de blefarospasmo que, é a condição de piscar involuntariamente por causa de espasmo muscular na pálpebra;
Quais áreas posso aplicar o botox?
O botox pode ser usado em várias áreas, como ao redor dos olhos, para eliminar os famosos pés-de-galinha, na região das sobrancelhas e linhas de expressão na testa.
Veja na imagem a seguir alguns exemplos:
Além dessas áreas, a aplicação é possível em outras também, sendo algumas delas:
- Axilas
- Linhas que se formam no colo;
- Na gengiva/sorriso gengival;
Seus principais benefícios
Além do benefício estético a aplicação do Botox possuí vários benefícios como:
- Suaviza rugas em várias áreas do rosto, marcas entre as sobrancelhas e testa, na maioria das vezes num único procedimento;
- Linhas de expressão reduzidas, que são causadas pelo envelhecimento natural da pele;
- Deixa o rosto com aparência descansada;
- Pode ser usado de forma preventiva, o que evita que marcas de expressão se formem;
- Esse tratamento pode ser usado também para modificar as estruturas anatômicas da face, como subir as sobrancelhas e evitar a exposição da gengiva;
Botox possui contra indicações?
Existem algumas ressalvas sobre quem pode realizar a aplicação de botox.
O procedimento não é indicado para:
- Grávidas ou lactantes
- Portadores de doenças neurovasculares, imunológicas e coagulopatias, mesmo se a patologia estiver em tratamento ou sob controle.
- Regiões com Infecções e inflamações.
Cuidados após o procedimento
Não é necessário repouso após o procedimento, sendo possível inclusive trabalhar, porém, não é indicado nas 4h posteriores ao procedimento se deitar, fazer exercícios ou massagear o local.
Após a aplicação, pequenos pontos e elevações onde foi aplicado são bem comuns e costumam sumir após alguns minutos.
Botox como prevenção
O Botox preventivo é a aplicação da Toxina Botulínica em pessoas mais jovens para evitar as contrações repetitivas dos músculos da face que causam as Rugas e o envelhecimento!
A toxina botulínica age paralisando o músculo no qual foi aplicado, impedindo esta contração e o aparecimento das tão famosas Rugas.
Com a disseminação do botox preventivo, mulheres cada vez mais novas começaram a procurar, isso fez com que passasse a ser comumente usado a partir dos 25 anos de idade.
Botox ou ácido hialurônico?
A toxina botulínica tem como objetivo relaxar a musculatura para que amenize as rugas e expressões faciais.
No caso do ácido hialurônico, ele é usado para preencher e dar volume nas regiões que é aplicado.
O ácido é muito utilizado nas linhas cuja expressão são mais profundas, mas se, o caso for mais leve, o botox é a recomendação correta.
Qual profissional é indicado para realizar o Botox?
Um cirurgião plástico ou médico dermatologista são os profissionais mais indicados para aplicação do Botox com segurança.
Apesar disso, o procedimento também pode ser realizado por dentistas especializados na área.
É importante escolher um profissional capacitado e autorizado ao manuseio do botox, para realizar o procedimento com segurança.
O tratamento com o botox trás muitos benefícios para todos que desejam utilizar do procedimento.
Sendo uma toxina usada a anos, para fins de saúde e crescendo para tratamentos estéticos, o botox vem ganhando cada vez mais espaço e recomendações.
Caso deseje realizar o tratamento, agende uma consulta para avaliar seu caso e se o Botox é a melhor opção para você.