O preenchimento labial é um dos procedimentos estéticos mais procurados por quem deseja destacar o contorno dos lábios, aumentar seu volume ou projetá-los para fora.
O que é o preenchimento labial?
A técnica consiste na aplicação de substâncias no interior dos lábios, substancias como o Ácido Hialurônico, um componente universal que possui a propriedade peculiar de atrair fortemente moléculas de água, configurando-se como um excelente hidratante natural.
O Ácido hialurônico preenche o interior dos lábios com o uso de uma microcânula ou agulha, de acordo com a necessidade do cliente. É indicado uma consulta de avaliação com especialista em preenchimento labial para analisar a melhor forma e efetuar o procedimento com segurança.
O preenchimento labial é indicado para pacientes que:
- Estão insatisfeitos com os sinais do envelhecimento dos lábios, que ficam naturalmente mais finos, flácidos e enrugados com o passar do tempo ou com a exposição excessiva ao sol e o tabagismo;
- Possuem pouco volume labial;
- desejam uma harmonização entre lábios e rosto;
- Possuem assimetria labial;
- Apresentam patologias na região bucal e perderam o volume e projeção labial após a realização de algum procedimento dentário.
Considerado um procedimento minimamente invasivo, a técnica não necessita de um centro cirúrgico para a realização.
Como funciona o preenchimento labial?
Antes de realizar o procedimento, o profissional realiza uma avaliação detalhada do rosto do paciente para analisar as proporções faciais e, assim, garantir que o aumento dos lábios traga mais harmonia à face. Em muitos casos, apenas a definição do contorno já faz uma grande diferença.
Após essa análise, é feita a aplicação do preenchedor — geralmente o ácido hialurônico, por ser biocompatível e menos arriscado. Inicialmente, costuma-se utilizar apenas 1 ml de produto, com o intuito de evitar exageros e o chamado “duck lips” ou bico de pato. O especialista injeta o produto cuidadosamente e massageia com delicadeza para conseguir um resultado estético agradável.
Se depois de preenchido o paciente desejar uma boca maior, o ideal é esperar até que o inchaço desapareça por completo, pois o preenchimento gradativo fica mais bonito e natural.
Quais são os tipos mais comuns de preenchimento realizado nos lábios?
O tipo de preenchimento é classificado de acordo com a duração dos efeitos do procedimento. Conheça, a seguir, os tipos mais comuns.
Temporários
É o tipo mais recomendado. O preenchimento dos lábios com ácido hialurônico, material que não provoca nenhum efeito colateral no organismo. Outra substância que pode ser aplicada no tipo temporário é a gordura autógena, aquela que é retirada do próprio corpo.
Vale destacar que a aplicação da gordura autógena pode trazer alguns contratempos. Se a pessoa passar por um aumento de peso, as células de gordura aplicadas nos lábios podem aumentar de tamanho, resultando em um volume excessivo na região. Por isso, o uso do ácido hialurônico é mais eficaz.
Semipermanentes e permanentes
São técnicas que usam produtos feitos com substâncias sintéticas, como silicone, PMMA e hidrogel. Esses dois procedimentos são desaconselhados para atuar como preenchedores, porque não são naturalmente absorvidos pelo corpo e podem causar infecções crônicas ou reações inflamatórias de difícil tratamento. Essas reações podem ser tanto imediatas quanto tardias.
Em quais casos o preenchimento labial é contraindicado?
O preenchimento lábial é contraindicado nas seguintes situações:
- gestantes;
- portadores de doenças autoimunes;
- pessoas com herpes ou feridas nos lábios;
- alérgicos aos componentes aplicados durante o procedimento;
- pacientes oncológicos.
Quais os cuidados necessários para a saúde dos lábios?
Alguns dos cuidados essenciais para manter os lábios bonitos e saudáveis após o procedimento de preenchimento labial são:
Uso de hidratante labial
A aplicação de um hidratante labial ajuda a evitar o ressecamento e mantém os lábios com aparência mais lisa e jovial.
Visitas regulares ao profissional que realizou o procedimento
É fundamental, depois de alguns meses, voltar ao profissional que realizou o preenchimento labial para que ele possa fazer uma reavaliação da face e verificar se está tudo certo com os lábios.
Aplicação de protetor labial
Assim como a pele, os lábios também sofrem com a exposição solar diária, o que pode provocar o envelhecimento precoce. Por isso, recomenda-se o uso de um protetor labial com fator de proteção (FPS) 30, no mínimo.
Vantagens de fazer o preenchimento labial com ácido hialurônico
As principais razões que mostram por que o ácido hialurônico é o produto mais indicado tanto no tratamento para os lábios quanto em outros tipos de preenchimento da face são:
- Resultados naturais: O preenchimento promove mudanças sutis nos lábios, proporcionando uma aparência mais agradável e natural.
- Melhora a estética facial: Ao apresentar resultados que deixam os lábios proporcionais ao rosto, o preenchimento com ácido hialurônico promove uma harmonização facial completa.
- Rápida aplicação: O tempo para a aplicação do ácido hialurônico nos lábios é curto, pode ser entre 30 minutos e 1 hora. Por isso, não é necessário que o paciente se afaste de suas atividades diárias por muito tempo para conseguir passar pelo procedimento.
- Resultados efetivos: Essa técnica de preenchimento é do tipo temporária, logo, os resultados não são definitivos. No entanto, a aparência dos lábios pode durar por até um ano e meio, dependendo da qualidade do produto aplicado. Isso permite que o paciente vá se adaptando à mudança e consiga fazer ajustes, adicionando ou reduzindo o volume labial.
- Rápida recuperação: O paciente pode retomar às atividades já no dia seguinte, mas os lábios podem ficar inchados após o procedimento por até 48 horas.
É necessário tomar alguns cuidados após o procedimento, como:
- não tocar, massagear ou pressionar os lábios;
- evitar o uso de batom ou outra maquiagem no local do dia da aplicação;
- evitar exposição ao sol;
- evitar esforços físicos;
- não aplicar pomadas ou cremes na região no período de 48 horas;
- evitar procedimentos estéticos como limpeza de pele e peeling por 30 dias;
- evitar o consumo de bebidas alcóolicas.
Os resultados definitivos podem ser percebidos a partir da terceira semana.
O preenchimento facial pode ajudar você a obter mais confiança, além de conquistar o contorno e o volume labial desejados. Para sua segurança, procure um profissional especializado em preenchimento fácil, de preferência um Dermatologista para avaliar o melhor procedimento para você.
Agende uma consulta!